Como foi o primeiro Zabbix Meetup do Interior de São Paulo

Como muitos sabem, nos últimos quatro anos tenho atuado diretamente com a ferramenta de monitoramento Zabbix, tendo inclusive participado da 1ª Zabbix Conference LatAm, realizada em Porto Alegre no ano de 2016. De lá pra cá, por iniciativa da Unirede, criou-se uma rotina de eventos em diversas cidades brasileira, passando inclusive por São Paulo duas vezes.

Infelizmente, devido alguns imprevistos não consegui participar de nenhum até que foi anunciado o 1º ZABBIX MEETUP DO INTERIOR-SP, a se realizar em Campinas, cidade a aproximadamente 100 Km de São Paulo em um sábado de manhã. Perfeito em tudo.

O caminho

Sai do trabalho por volta das 16:00 hs da Sexta-Feira, decidi ir de ônibus até Campinas, deixei o carro no Terminal Rodoviário do Tietê e peguei um ônibus da Viação Cometa. Saí de São Paulo por volta das 18:40hs, confesso que me arrependi por não ir de carro, apesar de estradas relativamente tranquilas e sem trânsito, o trajeto já dentro de Campinas é bem tedioso. Chegando na rodoviária peguei um taxi até o Ibis Campinas, como já conhecia a rede foi a minha primeira opção, um trajeto de aproximadamente dez minutos em um taxi conduzido pelo Sr. José, um senhor bem atencioso.

A hospedagem

A rede de Hotéis Ibis presa pela qualidade e padronização de atendimento. Como já havia reservado pela internet, o check-in não duro mais que cinco minutos. Foi o tempo de deixar as malas no quarto, ligar para as casas dando sinal de vida e descer novamente para jantar.

O Evento

Este foi o primeiro evento realizado inteiramente pela Comunidade Zabbix Brasil, os idealizadores foram:

Andre Deo – Fundador e mantenedor da Comunidade Zabbix Brasil e Co-Autor do Livro De A a Zabbix;

Luiz Sales – Um profissional especializado em monitoramento com Zabbix muito atuante na comunidade brasileira; e

Hernandes Martins – Outro profissional especialista em Zabbix e muito ativo na comunidade, sendo inclusive o organizador do Meetups Zabbix Brasil patrocinados pela Unirede.

Como só estive em Campinas uma vez a trabalho e não conheço muito bem a cidade, pedi um taxi na recepção. Pouco mais de dez minutos já estava na recepção da Faculdade DeVry | Metrocamp, que cedeu seu espaço para a realização do evento.

O evento estava prestes a começar, sou péssima com estimativas mas posso dizer que haviam poucos lugares vagos na sala, por algum imprevisto relacionado a agenda da universidade, o evento precisou ser realizado em uma das salas de aula, nada que desabonasse o evento em si, toda a estrutura necessária estava disponível.

O Coffe Break foi montado na sala ao lado, muito bom com opções bem bacanas de lanches. Fica aqui o meu agradecimento aos envolvidos.

Sobre as palestras

Pelo que foi divulgado, o foco era trazer palestrantes que nunca haviam palestrado em eventos, pessoas ativas na comunidade que quisessem expor suas ideias ou projetos, sem deixar de lado claro os mais experientes. Confesso que fiquei bem surpreso com os níveis das palestras. Haviam pessoas totalmente desconhecidas para mim e alguns outros que conheço por serem ativos na comunidade ou por estarem presentes na Zabbix Conference LatAm de 2016.

A seguir coloco minhas impressões sobre as palestras, seguindo a cronologia na qual foram ministradas:

[foogallery id=”112″]

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*